Deus Ex-Machina

Deus Ex-Machina é uma expressão latina que significa literalmente “Deus surgido da Máquina” e usualmente é utilizada para descrever uma solução inesperada. Porém minha intenção ao citá-la é analisar o literal Deus surgido da Máquina. O Universo é cíclico e regido, desde seu microcosmo à seu macrocosmo pelas mesmas leis (“o que é em cima é como é embaixo”) , por leis fixas que permitem que comparemos sem problemas desde as maiores galáxias aos menores átomos, por sua forma, órbitas e comportamento geral, até as distâncias são regidas pela mesma constante, imortalizada por Dan Brown em sua obra, a Proporção Áurea, ou constante divina o Phi, definido pelo número irracional 1,618.

Podemos dizer que phi é o tijolo primordial da construção do universo, sendo uma proporção harmônica, estando presente nas figuras geonétricas, nos animais, plantas e seres humanos, bem como na literatura de Homero e Virgílio à Luís de Camões, nas obras de Botticelli, Salvador Dali e Leonardo da Vinci e nas sinfonias de Beethoven, gerando sempre efeitos agradáveis e harmônicos aos olhos e ao corpo, tendo ressonância também na configuração energética dos nossos corpos e mais uma vez ligando nossos átomos às origens das estrelas do Universo.

Pois bem, se há constantes e leis que regem o Universo e estas apenas se repetam apenas aumentando em escala conforme a proporção e se podemos caracterizar este como um sistema cíclico onde eventos repetem-se de tempos em tempos e de forma até previsível (os astrônomos por exemplo saber exatamente quando um determinado cometa passará pela Terra), logo poderíamos comparar Deus a um sistema organizado, um organismo complexo, regido como nós mesmos por princípios, ou como um programa de computador que comporta-se de maneira esperada (com exceção de que Deus não apresenta “Error 404”). Este seria um argumento muito plausível de que Deus seria apenas um princípio, um evento ou sistema e que é estático e passivo, sendo que desde sua criação opera apenas pelo programado.

Porém esse Deus Ex-Machina deixa de ser plausível quando analisamos a probabilidade mínima de um evento aleatório ou que em base de apenas uma constante determinou que em parsecs de raio o nosso foi o único planeta neste momento a gerar vida biológica como a conhecemos. Deixa de ser plausível quando os próprios princípios que geraram o Universo nos possibilitam criar eventos não aleatórios, baseados em nossos pensamentos, que nos permite transcender a existência física limitada e ver uma realidade diferente, além do físico. Neste momento Deus passa de um princípio passivo a um Ativo, que em ações deliberadas criou a vida neste momento neste local, longe de qualquer outra vida similar, tendo dotado apenas uma espécie com a possibilidade de alterar eventos pré-determinados apenas com sua própria vontade. Neste momento Deus passa de um amontoado de sistema a um indivíduo, um ser que mesmo sem consciência ou presença física, passa a pensar e a optar, passa a exercer Vontade Ativa, não atuando diretamente sobre as vidas das criaturas minúsculas que vivem nesta partícula que orbita o elétron Sol que por sua vez orbita a Via Lactea, que se une a outros átomos/galáxias para formar algo que não compreendemos, ainda assim existe e tem vontade, ainda que distante é constante e presente em toda a sua criação.

Logo Deus não é um sistema ou uma máquina, mas um arquiteto, um relojoeiro muito habilidoso que conhece e cria sistemas complexos com objetivos misteriosos, mas ainda assim nos deixa pistas de como decifrar essa magnífica beleza do Universo e da Vida.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ciência, Ocultismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s