Pantáculos

Algumas pessoas ainda confundem Pantáculos com Pentáculos. Pentáculo é o Pentagrama, Tetragrammaton, desde que envolto no círculo, já os Pantáculos podem ter as mais diferentes aparências, porém comumente também são envolvidos pelo círculo. Também apesar do Pentáculo também poder ser considerado um Pantáculo, estes últimos podem variar não só na aparência como também enormemente em significado, sendo uma grande ferramenta do magista em seu aprendizado.

Os Pantáculos são talismãs, através dos quais o magista pode gravar sua vontade, tendo um auxílio material ao mentalizar seus efeitos. Na história houveram os mais diversos talismãs, para proteção pessoal, saúde, prosperidade financeira, sorte, tempo, relações sociais, alguns inclusive passando de geração em geração numa mesma família, usado sempre com o mesmo fim.

A palavra Pantáculo tem origem grega e é composta pelo prefixo pam- que significa “tudo”, e pelo sufixo -kleo que significa “honra” ou “renome”. Sendo este uma gravação em honra a algum deus nos tempos antigos, porém hoje temos inclusive os sigilos pessoais que podem ser considerados pantáculos, amplificando a energia do magista durante a execução de seus rituais.

Como dito em geral os Pantáculos são compostos com o círculo a sua volta, o circulo é muito usado em diversas tradições como símbolo de união, uma aliança, principalmente em nosso meio como uma forma harmônica – como vemos na física – na qual podemos formar nossa aliança com o Deus de nossa consciência e realizar os rituais. O círculo no pantáculo sela a energia dentro do símbolo e o une com o imaginário e com o magista. Dentro deste círculo o magista traça formas diferentes, podem ser formas com significado pessoal ou universal, como estrelas ou formas geométricas que representam energias divinas ou planetárias.

“O pantáculo funcionaria conforme a vontade impressa do mago, operador, fiel ou adepto de uma religião, seita ou ordem que sobre a jóia grava a intenção que tem a vontade maior consumida em objetivos próprios e regulamentada pelos direitos universais. A autoridade e autorização é uma relação dua como entre filho e pai, chefe e subordinado, comadante e comandado, governador e governado”.

O Pantáculo é usado mais comumente na Magia Teúrgica ou Alta Magia, onde o magista “imprime” sua vontade no objeto e este poderá futuramente ser utilizado para canalisar mais facilmente as energias que o magista deseje agregar em seus rituais. Por vezes encontramos pantáculos específicos para invocação de entidades, anjos cabalísticos ou demônios goéticos, sendo os mais famosos imortalizados nas obras de Salomão – filho de Davi – nas obras das Chaves de Salomão.

Anúncios
Esse post foi publicado em Definições, Magia, Ocultismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s