O Poder, Conhecimento e Governo do Clero

Algo que se observa em sociedades antigas (clássicas) é que todo o conhecimento arcano/místico/científico estava centrado nas mãos do clero, o estudante muitas vezes pergunta-se por quê?

A resposta não poderia ser mais simples. O clero (pelo menos em sua origem) sempre surge de pessoas espiritualizadas que buscam um sentido em seu mundo, assim unem-se e formam uma religião que supra suas necessidades espirituais, e dentre essas necessidades estão os rituais místicos, e estas pessoas os conheciam por serem espiritualizadas, por seu contato com alguém que detinha o conhecimento ou por inspiração dada pelo subconsciente, assim porque não dizer de Deus.

Assim as religiões surgiram e entre elas se proliferaram os rituais místicos. Logo seria lógica a pergunta do por que de na antiguidade vermos tantos exemplos onde o sacerdote é a figura de maior poder político. A resposta também é bem simples: É uma escolha lógica a figura mais sábia do período para governar – pois saberia dividir imparcialmente e com sabedoria os recursos – e esse é o sacerdote, sendo que conhecia os segredos da Natureza e, por conseguinte os Arcanos e Ritualísticos.

Na verdade se imaginarmos esse quadro nos dias atuais fica bem parecido se excluirmos a sabedoria do quadro, sendo que a cada esquina pipocam novas igrejas, buscando não as necessidades espirituais, mas financeiras dos seus idealizadores pode-se fazer um bom comparativo com os políticos atuais em nosso país, sendo que alguns se enquadram em ambas as classes, político e pastor (mas enfim no Brasil tudo se nivela por baixo).

Mas deixemos esse assunto de lado, afinal apesar de os idealizadores de certas igrejas que temos hoje serem corruptos, materialistas e demagogos, certamente podemos achar entre seus fiéis ainda pelo menos um verdadeiro espiritualizado, buscando seu verdadeiro caminho para iluminação, não refletindo os ideais dos pastores/padres/sacerdote/etc, mas sim os de Deus.

E o que falar da nossa amiga ICAR? Mesmo entre críticas e escândalos, devemos prestar uma homenagem à Igreja Católica, pois é a igreja que mais incentiva seus sacerdotes a buscarem mais conhecimento e iluminação. Antes de tornar-se efetivamente padre, o postulante deve receber instrução formal em teologia, o estudo da própria religião, onde há o choque entre o que você ouve falar na igreja e a verdade de fato. É lá na faculdade de teologia onde sonhos são despedaçados, quando o professor (muitas vezes uma pessoas que NÃO fez os votos que o postulante deseja fazer) lhe conta que a bíblia é apenas uma metáfora e que se você realmente acredita em tudo que está escrito da forma como foi escrito, você deve procurar ajuda de um psicólogo! E os padres que ficaram popularmente conhecidos como “doutores da igreja”, isto é, padres que a ICAR bancou uma formação em mestrado ou doutorado em teologia ou a formação em alguma outra ciência, eu gosto de ouvir ESSES padres falando, inclusive há ótimos programas na Rede Vida onde esses padres respondem e-mails e discutem pontos de vista filosóficos sobre passagens da bíblia.

Tem coisas que o dinheiro não compra, entre elas um padre alegando que “a bíblia é uma alegoria, portanto se você ver uma sarça em chamas ou uma pomba falando procure um psiquiatra”. Esses são verdadeiros buscadores, companheiros de estudos dos ocultistas, aqueles que sabem da verdade e aceitam a simbologia dos textos sagrados, que acreditam não por acharem que é a única opção, mas por terem fé em Deus, posta à prova pelo estudo, pelo mundo, e confirmada pela vocação, pelo chamado a servir um bem maior, por acreditar na bondade de Deus e para servi-lo por amor e não por medo do inferno.

Se o sistema antigo de que o clero (verdadeiro, sábio e espiritualizado) governar a sociedade fosse novamente aplicado, talvez tivéssemos uma boa evolução no mundo – uma sociedade mais moral e ética pelo menos – porém esse é o ideal, mas como já vimos pela história do mundo, sempre surge algum clérigo corrupto – a maçã podre do cesto – que consegue algum poder (por influência do tinhoso, hehe) e leva a sociedade a algum comportamento perverso como podemos citar a inquisição, as cruzadas, as matanças dos bebês, dentre centenas de outras atrocidades cometidas pelas mais diversas religiões do mundo. Portanto, esse pesquisador ainda não tem uma sugestão de um sistema de governo que possa suplantar a e ascender da sujeira e corrupção do materialismo e da democracia, porém dar poder a clérigos juramentados de alguma religião qualquer, isso eu posso certamente afirmar que não dá certo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Diversidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s