Do Simbolismo Arcano

Há grande crítica, no aprendizado arcano, quanto ao excessivo uso de analogias e simbolismo, mas ao se aprofundar nesse assunto vemos que essas ferramentas são essenciais ao aprendiz.

Poderíamos muito bem ensinar de forma objetiva e técnica, abordando os assuntos arcanos de forma específica, porém isso traria apenas conhecimento, e infelizmente na prática arcana o conhecimento se refere apenas a no máximo 50% do necessário.

O que devemos entender é que neste caso, conhecimento não se traduz imediatamente em poder ou se aplica diretamente à prática. Muitas pessoas abandonam os estudos arcanos por conhecer toda a teoria, mas não conseguir qualquer resultado ao aplica-la.

Em primeiro lugar devemos constatar que o estudo arcano é lento e gradual. Precisamos aprender muito para progredir e sempre o básico é de vital importância, precisa-se um grande fundamento filosófico para tentar alguma mudança real, e este aprendizado filosófico pode intimidar mais o estudante do que fórmulas elaboradas de invocação. Deve-se estimular que o estudante pense, de uma forma fora do padrão (“pense fora da caixa”), pense por si só.

Alterar o paradigma (realidade) através da vontade exige certas regras e disciplina que se aprende apenas com a filosofia. A Lei máxima de que “tudo que fizer voltará a você multiplicado por três” só pode ser plenamente compreendida se virmos por um prisma filosófico – e é a questão abordada de muitas formas, como vimos na bíblia cristã, quando Jesus fala “trata o próximo como a ti mesmo” e na verdade toda a história dos 10 mandamentos se trata apenas de um código de conduta para o Arcano ter uma vida regrada e não tentar fazer o mal através de suas experiências, que nos leva a Lei Trina, como muitas outras filosofias do mundo.

E quanto à filosofia grega, o que falar dela? A base do conhecimento que temos hoje no mundo. O Mito da Caverna nos dá uma das melhores alusões místicas que temos nos dias de hoje, apenas deveríamos ver com novos olhos essas preciosidades e veremos que se aplica perfeitamente em nossos estudos.

A teoria mística e arcana se baseia em sabedoria, e conhecimento sem atitude não é sabedoria. Portanto devemos aprender a transformar o conhecimento em sabedoria, o bruto em elaborado e fino, o “chumbo em ouro”, por isso das alusões e simbolismos.

Enquanto nossa mente consciente raciocina e admite fatos, nosso inconsciente não consegue tais feitos, é incapaz de entender a palavra escrita (se a ela não é atribuído um significado emocional), apenas entende o que vemos e sentimos, como desenhos e símbolos, e sendo que este inconsciente é nossa parcela divina e nossa ligação com o Cósmico, é a ela que devemos apelar, exercitar e estimular, sendo o modo de faze-lo através dos símbolos e analogias, com isso vemos sua necessidade como ferramenta fundamental do místico. Enquanto nossa mente consciente tenta entender e assimilar o conhecimento arcano, nosso inconsciente admite os simbolismos e se aplica ao desejo do estudante.

Por isso muitos livros Místicos são escritos apenas na linguagem simbólica, fazendo alusões na esperança de o estudante bem treinado (letrado) as entenda, desvendando a sua frente à chave para os grandes mistérios. O inconsciente aprende rapidamente e mesmo que o estudante não entenda nas primeiras vezes que lê, ele envia sinais, como sonhos, na esperança que a Consciência desvende esses segredos, mas todo esse conhecimento, mesmo não entendido, gera uma transformação, uma mudança (mesmo que minúscula) no modo de agir do Arcano. Assim nenhum conhecimento é desperdiçado, desde que este seja adquirido corretamente. O estudante, porém não pode ser preguiçoso ou seu inconsciente entenderá como um desinteresse e deixará de ajuda-lo. Portanto deve-se empenhar tanto em decifrar os simbolismos arcanos, desvendar os mistérios, para que seja aceito como um igual na Senda do Conhecimento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Magia, Ocultismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s