Sepher Yetzirah – Capítulo 2

CAPÍTULO II – As Sefirotes ou as Dez Numerações
Dez Sefirotes com exceção do inefável; seu aspecto é semelhante ao das chamas cintilantes, seu fim perde-se no infinito. O verbo de Deus circula nelas; saem e voltam sem cessar, semelhantes a um turbilhão, e executam a todo instante a palavra divina e se inclinam diante do Trono do Eterno.
Dez Sefirotes com exceção do inefável; considera que seu fim está junto ao princípio como a chama está unida ao tição, porque só o Senhor está acima e não há segundo. Que número poderia enunciar-se antes do número um?
Dez Sefirotes com exceção do inefável. Fecha teus lábios e suspende tua meditação, e, se teu coração desfalece, retorna ao ponto de partida. Porque está escrito: sair e retornar, pois por isso a aliança foi feita: Dez Sefirotes com exceção do inefável.
A primeira das Sephirah, um, é o Espírito do Deus Vivo, é o nome abençoado e bendito do Deus eternamente vivo. A voz, o espírito e a palavra é o Espírito Santo.
Dois é o sopro do Espírito. E com ele são gravadas e esculpidas as vinte e duas letras, as três mães, as sete duplas e as doze simples; cada uma delas é espírito.
Três é a Água que vem do sopro. Com eles esculpiu e gravou a matéria prima inanimada e vazia, edificou TOHU, a linha que da a volta ao redor do mundo, e BOHU as pedras ocultas enterradas no abismo, de onde saem as Águas.
Eis uma variação desta passagem por M. Mayer Lambert – “Em terceiro lugar: criou a água e o ar; traçou e talhou com ela o TOHU e o BOHU, o lodo e a argila; fez uma espécie de canteiro, talhou-os em uma espécie de muro, encobriu-os com uma espécie de telhado; fez correr água em cima, e ela penetrou a terra, como está escrito: Pois à neve disse: sê a terra (TOHU é a linha verde que engloba o mundo inteiro; BOHU são as pedras esburacadas e enterradas no Oceano, de onde sai a água, como está dito: Ele esticará sobre ela a linha de TOHU e as pedras de BOHU)”. Esta última interpretação é provavelmente uma interpolação. O autor do Sepher Yetzirah parece ter explicado: w h b w w h t por m y f w c p r.
Quatro é o Fogo que vem da Água, e com eles esculpiu o trono de honra, os Ophanim (rodas celestes), os Serafins, os Animais santos e os Anjos servidores; e de sua dominação fez sua morada como diz o texto: Foi ele quem fez seus anjos e seus espíritos ministros se movendo no fogo.
Cinco é o sinete com o qual selou a altura quando a contemplou acima dele. Ele a selou com o nome (w h y) – IEV.
Seis é o sinete com o qual selou a profundidade quando a contemplou abaixo dele. Ele a selou com o nome de (h w y) – IVE.
… e assim por diante:
Sete Oriente (w y h) – EIV
Oito Ocidente (y h w) – VEI
Nove Sul (h y w) – VIE
Dez Norte (y w h) – EVI
Tais são os dez Espíritos inefáveis do Deus vivo: o Espírito, o Sopro ou o Ar, a Água, o Fogo, a Altura, a Profundidade, o Oriente, o Ocidente, o Norte e o Sul.

Tradução de Papus.

Do Teoria da Conspiração.

Anúncios
Esse post foi publicado em Magia, Ocultismo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sepher Yetzirah – Capítulo 2

  1. Deus falou comigo 2coríntios [E pela sua oração por vós saudades,por causa da excelente graça de DEUS que em vós há.Graças a DEUS,pois,pelo seu dom inefável.EU GOSTARIA DE SABE O QUE DEUS QUIS ME DIZER ATRA VEZ DESSA PALAVRA ME AJUDA MEU MSN É (…)

    @ Ketalel – Francisca, tentei responder no seu e-mail, mas este não está em atividade. É importante lembrar que as mensagens de Deus sempre são subjetivas e é importante que você analise o que essa passagem e o que o texto representam para você. Deus fala com cada pessoa de maneira diferente, sempre dentro do que o indivíduo conhece e acredita, por isso a religião é sempre subjetiva, o significado de cada passagem depende do leitor e pode causar uma impressão diferente em cada um, todos os textos sagrados (não só a bíblia) tem essa mesma “propriedade” sendo que esta auxilia sempre os que buscam por auxilío dentro de seus versos, independete de qual for sua necessidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s