Sobre a Consciência

“A mente não deve ser modificada pelo tempo e pelo lugar. A mente é o seu próprio lugar, e dentro de si. Pode fazer um inferno do céu, do céu um inferno”.

– John Milton, poeta inglês.

A Consciência, que de um modo geral é estar consciente, acordado e alerta, pode ter várias conotações em diferentes áreas. Para moralidade a consciência é a forma do ser de avaliar seus atos em relação à próxima moralidade. No Estudo da Consciência ou Ocultismo, as várias definições da consciência são apenas partes de um todo, um todo que como a espiritualidade, deve ser aprimorado para melhor qualidade de vida e para a efetiva liberdade do indivíduo.

Quando falamos de “estados de consciência” (termo muito utilizado em nossa área) nos referimos na verdade a dois aspectos da consciência. O primeiro aspecto que abordamos – acordado, alerta – e a espiritualidade nas várias formas da sua manifestação, afinal conforme a Organização Mundial de Saúde, o ser humano é um ser bio-psico-socio-espiritual, então temos quatro manifestações básicas da consciência nessa expressão. A biológica, na forma física – estado alerta e consciente, comumente associado ao elemento terra; na psicologia, na manifestação de sua mente e criatividade – e mais profundamente no corpo mental, associado ao elemento ar; na sociologia, sendo nosso corpo emocional e a forma como nos relacionamos com o próximo – sendo a harmonia e compaixão sua maior expressão e o amor o mais intenso, elemento água; e por último e de grande importância o aspecto espiritual, nosso corpo astral, pelo qual nossa consciência pode manifestar suas mais profundas e maiores habilidades, a forma pela qual podemos tornar nosso Mudo-Lar a morada também de Deus – associado ao elemento fogo.

Ao baixar nossa consciência a um estado de relaxamento, também conhecido como estado alfa, onde sua mente e espírito podem começar a se manifestar. Quando mantemos bons pensamentos e ações, condicionamos nosso corpo e mente a um estado “alfa constante” (na verdade a maior parte do tempo), onde podemos manifestar nossos mais elevados e nobres dons, é quando desperta nosso espírito e podemos ter intuições sobre as mais diversas situações. A intuição é a manifestação de um de nossos dons, mas da onde originam-se esses dons?

“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

– Gênesis 5,27

Somos todos da mesma espécie (Homo sapiens), porém somos uns diferentes dos outros, e sendo a Natureza uma expressão de Deus, ela também seria sua imagem e na natureza somos todos diferentes, física e mentalmente. E sendo o Pentateuco um livro puramente simbólico, logo essa “imagem” – e a também referida mais adiante “semelhança” – a Deus, manifesta-se na forma mais nobre no ser humano, em sua Alma. Nesta está uma fagulha da essência infinita do Divino, estando nela concentrada os nossos Dons Superiores, porém a Alma e a Consciência não são a mesma coisa. A sua consciência é uma emanação (e conseqüência) da sua alma, porém em estado bruto raramente manifesta todo Conhecimento, Dons e Harmonia da Alma que é uma miríade de Deus.

A Alma manifesta-se mais puramente por nosso inconsciente, sendo este a “Consciência” proposta pela moralidade e é durante o sono que temos contato com este e onde somos mais verdadeiros com nós mesmos. É por isso que é através do estado alfa que podemos manifestar nossos dons, pois este é o estado que está imediatamente anterior ao sono, onde ainda biologicamente estamos conscientes conseguimos nos conectar com nosso inconsciente, apresentando a “Consciência Espiritual”, onde conhecemos melhor a nós mesmos e podemos conscientemente manifestar nossos dons e por isso é chamado de “estado alterado de consciência”. Apenas com a prática desse estado dominamos o estado alfa, podendo mais facilmente manifesta-o e melhor servir a Deus.

Anúncios
Esse post foi publicado em Definições, Ocultismo, Psicologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s